domingo, 7 de junho de 2015

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARTICIPAM DE SEMINÁRIO EM FLORIANÓPOLIS



Nesta terça-feira (02/06) uma equipe de Diretores dos Centros de Educação Infantil e de coordenadoras da Secretaria de Educação participaram em Florianópolis do I Seminário Temático de Educação Infantil do Núcleo de Desenvolvimento Infantil, com o tema “A Docência na Educação Infantil: aspectos históricos e políticos”.
As coordenadoras da Educação Infantil, Ádria Vanusa Correa e Silvana Alves Bento Marcineiro, acompanharam a abertura do evento (01/06) que teve como temas a “Política de Educação Infantil no Brasil” e “Base Nacional Comum e Estrutura do Currículo para a Educação Infantil”.
“O tema abordado hoje estava relacionado ao desenvolvimento infantil e à teoria histórico-cultural. Viemos buscar embasamento teórico para melhor discutir as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil que estamos reelaborando com os profissionais da rede municipal de Criciúma”, explica Ádria. A palestrante Zoia Prestes, é fluente em russo e teve contato com as obras originais de Vigotski. Ela faz uma crítica à qualidade das publicações de suas obras no Brasil, demonstrando como diversos conceitos de sua teoria foram pouco compreendidos.  
O tema “Qualidade na Educação Infantil” foi apresentado por Maria Machado Malta Campos, doutora em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. “O fator que mais causa impacto nos indicadores de qualidade da Educação é a origem social dos alunos. Escola com média menor pode ser melhor porque elas podem ter acrescentado muito na Educação dos seus alunos. Enquanto que escolas com médias maiores podem ter feito pouca diferença na aprendizagem, os alunos podem ter ampliado pouco os seus conhecimentos em relação ao que já sabiam.” A especialista afirma que o ponto positivo dessas avaliações que discutem a qualidade por testes, principalmente nas áreas de matemática e de língua portuguesa, é que provocaram debates dando visibilidade aos problemas do ensino brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário